Para atender ao crescimento dos municípios da região do extremo oeste do Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu mais de R$ 63 milhões nos sistemas de água e de esgoto entre 2013 e 2014. Cidades como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu foram contempladas com estes investimentos.
O gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker, ressalta que estes investimentos atendem aos anseios da população da região, por meio dos Planos Municipais de Saneamento e demandas da comunidade. “Todas as melhorias e ampliações nos sistemas de água e de esgoto fazem parte das discussões realizadas com os prefeitos. No início de 2014, por exemplo, a Prefeitura de Foz do Iguaçu assinou contrato de programa com metas claras para a ampliação dos sistemas de água e esgoto da cidade”, diz.
Rede coletora – Em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena foram implantados mais de 508 km de rede coletora de esgoto. Em linha reta, esta tubulação seria suficiente para percorrer a distância entre Foz do Iguaçu e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. As obras beneficiaram cerca de 11 mil famílias da microrregião.
Entre as obras de ampliação do sistema de esgoto destacam-se a instalação da rede coletora de esgoto na região da Vila C e a instalação de tubulações (emissários) subaquáticos, em Foz do Iguaçu.
AEN