Os contribuintes de Foz do Iguaçu terão um reajuste menor em comparação ao ano passado no valor do IPTU/2015 – Imposto Predial e Territorial Urbano. Será de 3,65%, enquanto que em 2014 foi de 5,61%.
Esse foi o resultado do IGP-FGV – Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, que registra a inflação de preços, no período de um ano.
Essa porcentagem é uma média ponderada dos índices de preços no atacado, ao consumidor e da construção civil entre dezembro de 2013 a novembro de 2014. Enquanto outros índices ficaram acima de 5%, o IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, que usado pelo município no cálculo do imposto, foi de 3,65%.
A Secretaria Municipal da Fazenda já está finalizando o lançamento do imposto com esse índice. Na sequência será feita a conferência dessas informações e o encaminhamento para impressão dos carnês na gráfica.
A expectativa é que entre o final de fevereiro e começo de março, os contribuintes já possam fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU/2015. O reajuste de 3,65% será aplicado naqueles imóveis que não tiveram nenhuma obra de ampliação ou terrenos que não ganharam obras de construção.
O cálculo do IPTU deste ano também terá alteração para milhares de contribuintes com base na atualização imobiliária do imóvel, resultado de georreferenciamento.
Os dados apurados mostraram que, pelo menos 4.600 áreas que estavam cadastradas como terrenos sem construção possuem atualmente algum tipo de obra. Esses proprietários foram comunicados, por meio de correspondência, no mês de novembro e dezembro, e convidados a comparecer no posto de atendimento montado pela Secretaria Municipal da Fazenda, para que pudessem fazer a atualização e também tirar dúvidas.
AMN