O prefeito Reni Pereira participou nesta segunda-feira (5), do Jornal da Cultura. Durante a entrevista o prefeito falou sobre o trabalho realizado no ano de 2014 e destacou os projetos que serão desenvolvidos em 2015.
Ele também comentou sobre o caso dos veículos da prefeitura flagrados nas aduanas da Argentina e Paraguai. Ele disse que medidas deverão ser tomadas, podendo inclusive ser demitido o funcionário envolvido.
Educação
O prefeito afirmou que as vagas nas creches devem ser aumentadas. Segundo ele no ano passado eram 6600, e mais 60 turmas foram abertas, em 2015 devem chegar a 7700 vagas. Ele disse também que foram contratados 212 professores para o ensino fundamental e profissionais de educação física, e neste ano mais 60 devem ser contratados.
Com relação ao Plano de Cargos, Carreira e Salários, Reni disse que foram realizadas algumas alterações e deverá ser implantado neste ano. E o 14° salário, gratificação pelo bom resultado na nota do Ideb, vai ser pago em 15 dias.
Transito
Reni falou sobre as obras de duplicação das Avenidas José Maria de Brito e Felipe Wandscheer que tiveram início em 2014. Ele também falou sobre as pontes que estão sendo construídas no rio Boicy e disse que neste ano deverá ser realizada a conclusão da canalização do leito do rio para evitar alagamentos.
Em 2015, segundo o prefeito, outras obras devem acontecer na cidade, como a prolongação da Rua Pedro Basso até a BR 277, disponibilizando mais um acesso ao centro da cidade. Sobre a demora da construção do viaduto, Reni disse que a obra não pertence ao município e, portanto não há muito que possa ser feito.
Saúde
O prefeito falou sobre a dificuldade de organizar a saúde em Foz devido ao grande número de atendimentos realizados a pessoas de fora da cidade. Ele comentou também sobre os problemas enfrentados, durante o ano.
Como destaque positivo, o prefeito falou sobre a redução no número de pacientes na fila da ortopedia, segundo o prefeito quando assumiu eram 20 mil pessoas esperando atendimento e hoje esse número caiu à 4 mil.
Emprego
Reni disse que Foz do Iguaçu foi uma das cidades que mais criaram empregos em 2014. Segundo ele foram ofertadas 5 mil novas vagas em 2014, ficando atrás de Curitiba apenas. O prefeito disse ainda que a expectativa é de que neste ano o número de vagas seja aumentado.