Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (30). Por volta das 8h, os ônibus do Consórcio Sorriso foram estacionados no Terminal de Transporte Urbano (TTU) do município.
A paralisação foi decidida após assembleia realizada na noite de segunda-feira (29). É a segunda paralisação no mês de dezembro, sendo que a primeira fora realizada uma semana antes. De acordo com Antônio Nereu Claro da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitrofi), o Foztrans enviou às empresas uma carta pedindo para que as reivindicações da categoria fossem atendidas. Da redução de jornada de trabalho para seis horas, as empresas oferecem sete, com uma hora de intervalo.
Outros itens fazem parte da pauta, entre eles a equiparação da cesta básica a todos os funcionários, reposição salarial, participação nos lucros das empreas e a volta dos cobradores nos micro-ônibus, e que segundo Nereu da Silva, apenas a empresa Sorriso de Foz não está cumprindo, obrigando o motorista a cumprir dupla função.
Em uma nova assembleia no TTU, os trabalhadores decidiram continuar em greve no período da tarde. Às 17h acontece uma nova assembleia, que decidirá se a paralisação continua na quarta-feira (31).
Atualização às 17h29
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitro-FI) decidiu no final da tarde de terça-feira (30) manter a greve por tempo indeterminado. Por volta das 17h, os veículos deixaram o Terminal de Transporte Urbano (TTU) de Foz do Iguaçu para uma única ida aos bairros.
Nesta quarta-feira (31), último dia de 2014, os ônibus circulam das 5h às 8h, quando serão estacionados novamente no TTU e ficarão parados por tempo indeterminado. Uma nova assembleia está prevista para ocorrer às 11h desta quarta.