Polícia ambiental detém dupla que realizava pesca ilegal no lago de itaipu

Policiais Ambientais da 5ª Cia Ambiental, ao realizarem patrulhamento e fiscalização aquática, e com o intuito de fiscalizarem o Período da Piracema, no Lago de Itaipu no município de Itaipulândia, efetuaram a prisão de duas pessoas, e a apreensão de uma embarcação de alumínio, com seis metros e motor de 25HP, 8 kg de peixes de diversas espécies, além de aproximadamente 300 metros de redes de pesca, material predatório, proibido para utilização por pescadores amadores. A ação faz parte da Operação Verão na Costa Oeste do Paraná,

Os dois presos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu, onde foi lavrado o Flagrante Delito, por Crime Ambiental contra a Pesca em período proibido e utilizando-se de material proibido.

O Cmt da 5ª Cia de Polícia Ambiental, alerta, para o início do Período conhecido como Piracema, que ocorrerá no dia 01 Nov. 14 até 28 Fev. 15, a qual é estabelecida pela Instrução Normativa nº 25/2009 – IBAMA “Haverá uma intensificação na fiscalização nos Rios e Lagos da Região Oeste e Sudoeste do Paraná, com a finalidade de coibir o Crime Ambiental, neste período especial de preservação das espécies aquáticas”, ressalta o Comandante, “estando proibido durante este período, a pesca, o comércio e o transporte, de espécies nativas da Bacia do Rio Paraná”.

A Polícia Militar Ambiental esclarece que, a pena prevista na Lei de Crimes Ambientais é de 1 a 3 anos, e as pessoas flagradas em atos lesivos ao Meio Ambiente, estão sujeitas ainda a sanção administrativa de multa ambiental, sendo o mínimo aplicado de 700,00 reais por pessoa, acrescido de 20,00 reais por kg de peixe apreendido, além da apreensão e perdimento dos equipamentos utilizados no ilícito.

Que o início do Período de Piracema, que começou a vigorar á partir de 01 de Novembro de 2014 a 28 de Fevereiro de 2015, em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, terá um aumento frequente na fiscalização ambiental, com a finalidade de garantir a livre reprodução das espécies aquáticas.

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima, através do telefone 45.3527-2424, para toda a região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná.

 

Sair da versão mobile