O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) terá uma alteração para o próximo ano no Estado do Paraná. Conforme lei proposta e sancionada pelo Governador, Beto Richa (PSDB), a alíquota aplicada para cálculo do valor do IPVA foi reajustada de 2,5% para 3,5%.
Dessa forma os contribuintes paranaenses pagarão um pouco mais em relação aos últimos exercícios.
No Estado do Paraná os contribuintes poderão contar com desconto de 3% em caso de pagamento à vista ou ainda realizar o parcelamento, em três vezes, mas sem direito a desconto.
A confirmação sobre todas as informações do IPVA PR 2015 veio com a divulgação feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, no mês de dezembro.
O Estado utiliza a pesquisa no mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe como referência para estabelecer o valor do imposto a ser recolhido.
Sobre os valores apontados pela Tabela Fipe é calculado o imposto de acordo com as alíquotas, que em 2015 serão de:
– 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos automotores destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras e veículos automotores que utilizem o Gás Natural Veicular (GNV).
– 3,5% para os demais veículos automotores.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda os boletos serão enviados às residências dos proprietários a partir do início de dezembro. Os contribuintes poderão acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para consultar o IPVA Paraná 2015 e imprimir o boleto.
Outra opção para impressão é acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda, no link http://www.fazenda.pr.gov.br/.
O pagamento do imposto poderá ser realizado também sem o boleto, somente com a apresentação do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Sicredi.
Assessoria