A imagem da Itaipu Binacional é positiva para cerca de 90% da população da Região Oeste do Estado, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Políticas e Mercadológicas “Paraná Pesquisas”. De acordo com o estudo, 89,68% das pessoas consideram a imagem de Itaipu ótima ou boa; 7,74% avaliam como regular e apenas 1,25% dos entrevistados consideram ruim ou péssima.
A empresa também fica em primeiro lugar no ranking das mais importantes para o desenvolvimento regional, na frente de outras empresas públicas e privadas. Na opinião de 93,26% dos entrevistados, a relevância de Itaipu para o crescimento da região é muito importante ou importante. Além disso, 80,86% deles consideram ótima ou boa a contribuição de Itaipu para o desenvolvimento do Oeste Paranaense.
O levantamento foi feito nos dias 14 e 19 de novembro, a pedido da Itaipu. Foram ouvidas 1.202 pessoas do Oeste Paranaense, com foco nas regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. O grau de confiança é de 95% com uma margem de erro de 3% para os resultados gerais.
As perguntas mediram a percepção das pessoas a respeito da imagem da Itaipu, além de sua participação no desenvolvimento da região e sua contribuição com ações específicas em áreas como meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, esportes, entre outras. Os resultados vão ajudar a orientar as próximas ações da empresa na região.
Ações de Itaipu
Entre os programas promovidos por Itaipu, o mais conhecido é o Cultivando Água Boa (CAB), seguido por ações de preservação do meio ambiente e pelo Projeto Veículo Elétrico.
Com diversas ações socioambientais nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, o CAB foi bem avaliado pelos entrevistados: 93,9% consideram ótimo ou bom os resultados das atividades do CAB na região. Outros 2,44% consideram regular. Não houve manifestações para ruim e péssimo e 3,66% não souberam avaliar.
Ações ambientais foram aprovadas.
As ações de preservação do meio ambiente também tiveram avaliação positiva (ótimo ou bom) de 90,47% dos participantes da pesquisa. Ninguém fez má avaliação (ruim ou péssimo) e 4,76% consideraram regular. Não souberam avaliar 4,76% das pessoas.
Em relação ao Projeto Veículo Elétrico, os resultados positivos somam 78,95%, enquanto os negativos não pontuaram. Fizeram uma avaliação regular dos resultados do VE 10,53% dos entrevistados. Outros 10,53% não souberam avaliar.
Turismo e esportes
Mais da metade dos entrevistados, ou 57,99%, disseram conhecer ou já ter ouvido falar das ações da empresa para a promoção do turismo. Considerando apenas este público, 81,63% consideram ótima ou boa a promoção do turismo feita por Itaipu. Consideram regular 10,19% dos entrevistados; como ruim ou péssimo, só 1,15%. Não souberam avaliar, 7,03%.
Mais da metade dos entrevistados conhece as ações da Itaipu em prol do turismo.
O mesmo questionamento foi feito sobre o apoio de Itaipu para a promoção dos esportes (futebol, futsal e canoagem): 65,89% disseram conhecer ou ter ouvido falar. Entre este público, 85,86% consideram positivo o apoio; 8,21% avaliam como regular; 1,26% consideram negativo e 4,67% não souberam opinar.
Visita à Itaipu
O levantamento também quis saber se os entrevistados já estiveram em Itaipu como turistas. A maioria – 56% – respondeu sim, enquanto 43,93% não fizeram o passeio. Os que mais fizeram o tour na usina foram os iguaçuenses – 72,82%. Os moradores de Toledo aparecem em segundo lugar como turistas, com 51,26% das respostas. De Cascavel, vieram 48,74%.
Entre os que já visitaram a Usina de Itaipu como turistas, a avaliação não poderia ser melhor. Para um total de 96,15%, a usina foi considerada ótima (60,24%) e boa (35,91%). Acharam regular, 2,82%, ruim, só 0,30%. E ninguém achou péssima.
PTI
Há dez anos promovendo conhecimento e integração em um moderno centro irradiador de tecnologia, inovação e inclusão social, o Parque Tecnológico Itaipu também tem uma marca consolidada entre o público do Oeste paranaense. Para 47,97% dos entrevistados, o PTI é muito importante para o desenvolvimento da região, percentual parecido com os que consideram importante – 47,05%. Somente 4,28% acham o parque pouco importante, enquanto 2,70% não souberam opinar.
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Maior unidade hospitalar do Extremo Oeste do Paraná e uma das mais importantes do Sul do País, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), administrado pela Fundação Itaiguapy, também foi avaliado na pesquisa. Entre os entrevistados, 73,38% disseram conhecer a unidade hospitalar e 26,62% não conhecem. Entre os que já conhecem ou já ouviram falar do hospital, a nota média foi de 8,08. Na região de Toledo, o HMCC obteve nota 7,72; na região de Cascavel, 7,44; e em Foz do Iguaçu, 8,56.
Este ano, o Costa recebeu Nível 3 de acreditação hospitalar, um indicativo de qualidade semelhante aos concedidos pela ISO, mas específico para o setor de saúde.
JIE