Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os dez destinos turísticos mais competitivos do Brasil, segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo e para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Curitiba ficou em quinto lugar com 77,9 pontos, seguido de Foz, com 76,9 pontos na classificação dos destinos mais procurados no Brasil.
Entre as capitais, Curitiba ficou à frente de Brasília, Salvador e Florianópolis. “Foz do Iguaçu é a única não capital entre entre os dez principais destinos indutores do turismo”, destaca a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, que esteve na reunião, em Brasilia, onde o Ministério do Turismo divulgou os resultados da pesquisa. Foz do Iguaçu está à frente de Recife, Brasília, Salvador e Florianópolis e atrás apenas de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.
No estudo, que mede a competitividade de 65 destinos indutores do turismo em todo o Brasil, as capitais apresentaram média de 68,2 pontos, enquanto os demais municípios ficaram com média de 53,4 pontos.
POSIÇÃO – Em uma escala de que vai de zero a cem, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional alcançou a marca de 59,5 pontos em 2014. É a nota mais alta desde o início da série, em 2008.
Os destinos que se destacaram na pontuação deste ano foram: São Paulo – 82,5; Porto Alegre – 80; Belo Horizonte – 78,5; Rio de Janeiro – 78,5; Curitiba – 77,9; Foz do Iguaçu – 76,9; Recife – 76; Brasília – 75,2; Salvador – 75 e Florianópolis – 74,2.
AEN