A Capitania Fluvial dos Portos do Rio Paraná, em parceria com o Iate Clube Lago de Itaipu, promoveu de 12 a 14 de dezembro a 29ª Regata da Marinha, em homenagem ao Centenário de Foz do Iguaçu e ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro. Ao todo participaram 59 atletas nas classes Optmist, Laser 4.7 e Hobie Cat 16. O Iate Clube de Posadas prestigiou pela segunda vez o evento com catorze velejadores. A disputa de vela encerrou o calendário esportivo 2014 do clube e faz parte da programação do 29º aniversário do Icli, comemorado no dia 12 de dezembro. O evento contou com o patrocínio da Itaipu Binacional.
Além da tradicional competição de vela, o encerramento ocorreu com várias atividades recreativas, passeio na lancha e exposições da Marinha, como lancha blindada, helicóptero e equipamentos. Essa programação diversificada foi incentivada pelo comandante da Marinha, o capitão-de-fragata Alexandre Ernesto Correa Sampaio, que é velejador desde os 14 anos. “Decidimos focar este ano na regata, que é uma atividade com muito mais relação com a Marinha do que a tradicional corrida e os marinheiros puderam curtir momentos de lazer com a família”, explicou o comandante.
Premiação da 29ª Regata da Marinha
Depois de três dias de regatas e uma disputa acirrada, a premiação foi em clima de festa entre os 49 velejadores do Projeto Velejar é Preciso e os 14 argentinos do Yach Club de Posadas. Na classe Optimist, a argentina Marina Itati Ifrán venceu no feminino e foi campeã geral com apenas um ponto à frente de Gabriel Bonato, do Icli. Ela venceu ainda a Regata em Dupla ao lado de Fabio Santa Cruz, do Icli. No Optimist Estreante, o primeiro lugar ficou com Paulo Ricardo de Oliveira, aluno do Projeto Velejar é Preciso do Icli. Os atletas do Projeto Velejar é Preciso do Icli venceram em outras duas classes. Elizeu da Silva conquistou o primeiro lugar na classe Laser 4.7 e no Hobie Cat 16 ao lado de Tiago Santa Cruz.
Assessoria