A prefeitura de Cidade do Leste, no Paraguai, começou na noite do último sábado (12) a implosão do Shopping Cristal, a poucos metros da Ponte Internacional da Amizade. O desmanche começou após uma intensa briga judicial entre o município e comerciantes que ocupavam o local. Para garantir que a ordem fosse cumprida, uma equipe do Grupo Especial de Operações (GEO) da Polícia Nacional impediu que os ocupantes permanecessem no local.
O trabalha da quarta etapa da revitalização começou pela estrutura do antigo prédio, para que no domingo pudesse ser implodido. Para proteger as áreas próximas, a operação começou ao meio dia de domingo, com o fechamento de várias ruas centrais, gerando congestionamento na Ruta VII e Avenida Carlos Antonio López.
O secretário Municipal de Obras apresentou o mandado judicial permitindo a implosão, em contrapartida, o advogado do proprietário do Shoppping apresentou um documento contrário. A polícia precisou intervir, entrando no prédio e ordenando a saída dos comerciantes, caso contrário seriam processados.
A tentativa da prefeitura em derrubar o Shopping Cristal começou em 16 de agosto, quando foram demolidos outros prédios do canteiro central entre a Ruta VII e Avenida Monseñor Rodríguez.
O assessor jurídico do Município de Cidade do Leste, José Denis, informou que o procedimento de recuperação do espaço público aconteceu em cumprimento a uma ordem do Juizado de Faltas Municipais. “O Juizado tem a atribuição de ordenar a recuperação dos espaços públicos, para que se tornem praças, passeios centrais e espaços verdes”, disse.
Já o representante do proprietário do Shopping, advogado Oscar Duarte, qualificou a decisão como um atropelo às leis. Duarte informou ainda, que a viúva do proprietário do prédio, possui um “interdito” para reaver a posse do local.
Fonte: Diário Vanguardia