No esporte, a palavra superação é uma das mais utilizadas pelos atletas. Para Jair Pacentchuk Junior não é diferente. O iguaçuense vem se superando a cada competição e conquistando resultados que o motivam a seguir a caminhada dentro do esporte. A nova façanha foi alcançada durante sua participação no Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Menores (até 17 anos), realizado na semana passada nos Estádios Pascual Guerrero e Pedro Grajales, na cidade de Cáli, na Colômbia. O jovem, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), foi medalha de prata no lançamento do martelo, com a marca de 68,03m, estabelecendo novo recorde brasileiro na categoria.
Pacentchuck, que é considerado uma das grandes revelações do atletismo iguaçuense, está sendo acompanhado de perto pelos professores Sérgio Muniz dos Santos (Quick) e Emerson Lopes. Nesta quinta-feira (4), o jovem foi recebido na sede da SMEL, ganhando os cumprimentos do diretor Jackson Schmitt (Juruna). Atualmente, o iguaçuense que é líder do ranking nacional da categoria menores, mantém os títulos de campeão brasileiro interclubes (62,39m) e brasileiro interseleções (64,56m) e dono dos recordes paranaense (65,38m) e dos Jogos da Juventude do Paraná (67,08m).
Na Colômbia, Pacentchuck integrou a delegação brasileira que foi composta por 69 atletas (33 homens e 36 mulheres) ajudando o Brasil a conquistar o título de campeão geral do Sul-Americano de Atletismo Menores. No total, os brasileiros somaram 303 pontos, sendo 206 no masculino (campeão também da categoria) e 97 no feminino (terceiro lugar). A Colômbia foi a vice-campeã, com 195 pontos (88 entre os homens e 107 entre as mulheres, o que lhe garantiu o título da categoria). No quadro geral de medalhas, o Brasil foi também o grande destaque, conquistando 35 (13 de ouro, 12 de prata e 10 de bronze).
Por AMN