A proposta é da Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Obras (SMOB), que está coordenando todo o projeto.
O artista plástico Adriano Monanc é o responsável pela programação visual, que tem como tema o centenário iguaçuense. Juntamente com os grafiteiros Mateus Nogueira, Thiago Andrade, Priscila e o tatuador Sanchez, Monanc irá ‘reger’ 150 crianças que irão transformar 305 metros lineares de parede, em mais um ponto de referência da terra das cataratas.
O projeto, ‘A Foz que me encanta – 100 anos de história’ nasceu dentro da SMOB, mas para sair do papel contou com a parceria das demais pastas, iniciativa privada e, principalmente, dos artistas. O local recebeu mais iluminação; a associação recreativa forneceu o material para a calçada, que será totalmente remodelada com trabalho de paisagismo.
A pintura do muro acontecerá das 9 às 11 horas, durante a manhã e no período da tarde, entre 14 e 17 horas de segunda a sexta-feira. O encerramento está previsto para o dia 13, sábado, com a participação do Anima Foz (Secretaria Municipal de Esportes) e apresentações culturais, durante toda a manhã.
Para o prefeito Reni Pereira, a semana será de intensa atividade cultural. ‘Com esse trabalho estamos valorizando os artistas e colocando as nossas crianças em contato com a arte. Com a expansão do projeto, damos oportunidade para que outros momentos como esse aconteçam. A prefeitura deu o pontapé inicial. Agora é preciso que a classe de artista se organize. Nós daremos o apoio necessário para que nasçam, cada vez mais, outros cartões postais como esse, com a assinatura dos nossos talentos’, disse o prefeito.
Ele falou, ainda, que artistas e crianças que passarem pelo local e quiser participar da pintura, basta procurar os monitores. ‘Teremos vários professores acompanhando o trabalho das crianças. Quem passar por ali e quiser deixar sua marca, é só vestir a camiseta e começar a colorir, dentro do contexto proposto’.
Expansão
O secretario de Obras, Evori Patzlaff, informou que a pintura dos muros do clube é a arrancada para a disseminação da arte do grafite na cidade. ‘É apenas o começo’, disse. ‘Nós pretendemos projetar a cidade visualmente, em parceria com esses talentos e estabelecer um canal de comunicação, através da Fundação Cultural, com os artistas locais e a população’.
Lisiane Sosa, secretária de Educação disse que tanto os professores quanto pais e alunos se entusiasmaram muito com o projeto. ‘Nossas crianças estarão fazendo um laboratório de artes, durante toda a semana. Esse contato com pessoas ligadas a artes plásticas, a brincadeira com as cores e a história de Foz do Iguaçu, uma oportunidade única que não poderíamos deixar de participar’, disse.
Toda a programação está sujeita a alterações, caso haja ocorrências de chuva. Além da grande expectativa com relação ao projeto visual, que já começou a ser delineado durante a semana que passou, os organizadores aguardam a possibilidade da participação de alunos do Paraguai e Argentina. ‘Como é final de ano letivo, só teremos confirmação na segunda-feira’, disseram.
Por AMN