O Centro de Importadores e Comerciantes do Alto Paraná (Cicap) informou que o comércio de Cidade do Leste, no Paraguai, deverá fechar o ano de 2014 com uma diminuição de 30% nas vendas. O presidente da Cicap, Shariff Hammoud, atribui a baixa comercial na fronteira devido aos eventos brasileiros como Copa do Mundo e as eleições, que afastaram os turistas.
O empresário ressaltou que 2011 foi o último ano considerado produtivo para a capital departamental. “Devemos somar a isso a desvalorização do real e principalmente o aumento do dólar. Ante todas as circunstâncias podemos dizer que concluímos outro ano difícil para o comércio de Cidade do Leste”, disse o empresário.
Sobre as obras de revitalização do centro da cidade paraguaia, Hammoud salientou que toda obra é sinônimo de progresso, embora questione o atraso com que foram iniciadas, coincidindo com o período de maior atividade comercial do município.
Para o próximo ano, o empresário espera que o lado paraguaio da tríplice fronteira volte a ser competitivo. “Espero que possamos ter uma Cidade do Leste organizada, limpa, transparente e formalizada. O governo deve impor um imposto justo aos produtos comercializados, para que possam continuar sendo competitivos”, finalizou.
Fonte: Diario Vanguardia