O diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, informou que a Portaria permitindo a entrada de veículos de turismo até as cataratas não irá vencer neste mês de dezembro. Segundo o diretor, ficou definido em reunião com o Conselho Consultivo, no último dia 27 de novembro, que a Portaria será prorrogada por mais um ano.
A Portaria já havia vencido em 2013 e após manifestos e pedidos foi prorrogada até este ano. Desta vez, o presidente do Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental (ICMbio) deverá assinar um novo ato com validade até dezembro de 2015. O objetivo da prorrogação é de que possa ser feita a revisão do Plano de Manejo. “É sempre uma preocupação grande. Esse tema sempre deixa bem apreensivo todo o trade turístico”, disse Pegoraro..
Neste ano de 2014, enceram os contratos de concessão dos serviços turísticos Canium Iguaçu, Arvorismo e Rapel. Segundo Jorge Pegoraro, esses contratos poderão ser refeitos apenas após a revisão do Plano de Manejo. Quanto ao passeio de Helicópetro nas Cataratas, o contrato venceu, mas foi prorrogado até que uma nova licitação seja feita no próximo ano.
“Há uma preocupação de criar novas opções de lazer. Tudo isso preciso ter um equilíbrio rio, ter um a gestão tranquila e aberta ao diálogo que sempre o Parque se preocupou em trazer”, finalizou Pegoraro.