Desde o último sábado, 29 de Novembro, até a próxima quarta-feira (3), a Receita Federal está realizando o XIV Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria, celebrado no dia 3 de dezembro.
Considerando que a destruição de mercadorias faz parte das atividades rotineiras desenvolvidas pela Receita Federal nesta região de fronteira, em razão do volume e das características dos produtos apreendidos, a DRF/Foz está promovendo neste mutirão a destruição de 305 toneladas de mercadorias apreendidas, que superam o valor total de R$ 40 milhões.
Estão sendo destruídas diversas mercadorias proibidas e/ou contrafeitas, cuja destruição é determinada pela legislação, como cigarros, decodificadores de sinais de satélite, celulares, memórias, aparelhos de GPS, relógios, óculos de sol e armações, CD’s e DVD’s virgens e gravados e medicamentos.
O maior volume de destruições corresponde a cigarros, num total de 10 milhões de maços, que corresponde ao valor de R$ 36 milhões. A DRF/Foz conta com uma máquina especialmente projetada para a destruição do produto.
Seguindo as crescentes exigências da legislação ambiental e em razão da constante preocupação da Receita Federal com o referido tema, todos os processos de destruição são executados com adequação às normas de proteção ao meio ambiente, além de privilegiarem a reciclagem dos resíduos gerados, sempre que esta alternativa seja viável.
Receita Federal