Esta segunda-feira, 31, é o “Dia Mundial da Luta Contra a Aids”, onde todos se mobilizam pela conscientização e prevenção da doença, além da luta contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.Em Foz do Iguaçu a data dedicada à luta contra a Aids, serão realizadas ações pelo Programa Municipal de DST/aids e Hepatites Virais como, realização de teste rápido para HIV, entrega de panfletos instrutivos, preservativos e aconselhamento.
Programação
Dia 1º de dezembro – segunda-feira
Agenda – O Atendimento será exclusivamente voltado às pessoas interessadas em realizar testagem rápida de HIV
Horário- das 07h30 às 17 horas
Local – Centro de Testagem e Aconselhamento de Foz do Iguaçu (CTA), na avenida Paraná
Dia 02/12 – terça-feira
Agenda – Realização de testes rápidos com a equipe itinerante do CTA
Horário – das 08h às 16 horas
Local – UNILA
A equipe do programa é composta por médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo, biomédico, enfermagem. Além disso, a ação contará com o apoio e parceria de profissionais da 9ª Regional de Saúde.
Outras informações com Taiuska – 3522-6266/3521-1821
Mobilização
A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, pelo Ministro da Saúde. Tal data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, grupo de profissionais de arte, Visual Aids, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.