Nesta semana, o Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu recebeu a Certificação Ouro emitida pela FIOCRUZ, em Curitiba. A entrega aconteceu durante o III Encontro HOSPUS – Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná.
O Banco de Leite Humano mantido em parceria entre a Secretaria de Saúde, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e o Rotary Club, há 8 anos aguardava a certificação, mas para tanto havia a necessidade de dispor de um bioquímico ou biomédico. No mês de outubro passado, a DIAB encaminhou dois biomédicos (provenientes do fechamento do laboratório da UPA), para realizarem suas atividades no Banco de Leite. E, esse procedimento garantiu a certificação.
A coordenadora do Banco de Leite Roseli Oliveira disse que Foz do Iguaçu atendeu a todos os critérios de avaliação, aplicada pela FIOCRUZ, onde participaram Bancos de Leite Humano de todo o Brasil.
“Foz alcançou a pontuação adequada para atingir a certificação de excelência. Estamos no caminho certo e, a próxima etapa é atingir o credenciamento, que se refere à outra etapa de qualidade”, observou a coordenadora.