Nesta sexta-feira, 29, se encerra o prazo para matrículas de alunos que vão ingressar no 1º. Ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2014. As vagas são para todas as crianças que completarem seis anos até 31 de dezembro do ano que vem. As secretarias das 51 escolas da rede municipal atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Os alunos que estão concluindo o quinto ano, do ensino fundamental, nas escolas municipais, vão receber a declaração de matrícula, informando que estiveram matriculados. Eles deverão entre os dias 1º. e 5, de dezembro, procurar a escola estadual mais próxima da sua casa para fazer a matrícula no 6º. Ano do Ensino Fundamental.
A segunda fase de matrículas nas escolas municipais será retomada em fevereiro de 2015, com o início das atividades administrativas. Nessa etapa serão matriculados os alunos egressos (que pararam e desejam voltar a estudar), os provenientes de escolas particulares, outros municípios ou estados, além das transferências de alunos entre os estabelecimentos da rede municipal.
CMEIs
Já nos CMEIs com o encerramento do prazo de rematrícula, vagas para ingresso nos centros só serão disponibilizadas também em fevereiro de 2015. As novas matrículas serão feitas seguindo a lista de espera de cada unidade. A administração do CMEI entrará em contato com os pais, marcando horário para apresentação dos documentos dos responsáveis e da criança, e efetivação da matrícula.
Os centros também estarão atendendo os pais que tem filhos em idade para frequentar a Educação Infantil e desejam incluir o nome da criança na lista de espera da unidade. Os CMEIs atendem hoje crianças com idade a partir dos seis meses, que são das turmas de berçário, até os cinco anos. De acordo com a faixa etária o aluno frequenta as turmas de maternal e pré-escolar. Este último é cursado em meio período, manhã ou tarde, de acordo com a escolha dos pais.
Documentação:
Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança (original e fotocópia), carteira de identidade, também original e fotocópia; Fatura da energia elétrica – Copel atualizada, original e fotocópia).Os responsáveis devem procurar a escola mais perto das suas residências, mas isso não será garantia de vaga. Caso o número de alunos tenha sido preenchido a Secretaria Municipal da Educação fará o encaminhamento para outra unidade que tenha turmas de primeiro ano disponíveis.