Começou na manhã desta quinta-feira, 27, o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais em Foz do Iguaçu. O evento segue até sexta-feira, 28, e reúne diversas autoridades e projetos virtuais.
Para o prefeito Reni Pereira, o Congresso permite um compartilhamento de experiência dentro da rede tecnológica do Paraná. “É uma honra recebermos um evento deste porte, com prefeitos de varias cidades do Paraná,” disse.
O Prefeito anunciou que Foz adotará a tecnologia digital na iluminação pública. Segundo ele, o projeto já está em fase de licitação para instalar dispositivos nos poste de iluminação pública. “Muitas vezes a população que nos alerta, avisando que queimou, então a partir desta nova licitação teremos dispositivos eletrônicos que automaticamente vão alertar se houver algum problema em um ponto de luz acionará o dispositivo e a prefeitura ficara sabendo”. Finalizou. Outra novidade anunciada pelo prefeito foi a implantação de aproximadamente 200km de fibra óptica no município, que atenderá escolas e outras instituições municipais.
O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou a importância da implantação de tecnologia para melhor o serviço público e das pessoas nos municípios do estado do Paraná. Para ele, adotar os projetos digitais é incluir a sociedade no mundo digital, da informação. “ Os meios de comunicação são exemplos para o assunto, todos recorrerem ao mundo virtual para um desenvolvimento. Uma cidade que não esteja ligada a este sistema de rede virtual, ela está desconectada de seu estado e do mundo”, finalizou.
O Secretario Municipal de Tecnologia da Informação, Melquizedeque Souza, destacou a importância do Congresso para o compartilhamento de experiência entre os municípios, buscando soluções e fontes de financiamento que proporcionem o desenvolvimento econômico e social das cidades. “Nós de Foz do Iguaçu entendemos a importância de ter essa cidade digital e inteligente para atender os iguaçuenses e os turistas, pois somos a segunda cidade que mais recebe turistas no Brasil”, concluiu o secretario.
O Secretario se apresenta nesta quinta-feira (27) durante o Congresso e demonstrará alguns projetos desenvolvidos em Foz do Iguaçu, como o piloto desenvolvido nas escolas de controle de evasão escolar através da tecnologia RFID, a Telemedicina e o Georreferenciamento.