O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, afirmou que a política comercial de Cidade do Leste não se sustenta mais, devido ao modelo comercial parado no tempo. Para o ministro, a cidade já teve seu tempo dourado quando o Brasil deixava passar produtos pela fronteira e que hoje possui um sistema mais aberto para importação.
“Cidade do Leste está em um processo de remodelação econômica, que felizmente é compartilhado entre empresários e governo. Os produtos baratos e falsificados já não tem mais lugar”, disse o ministro ressaltando que a cidade vive um processo de formalização para se tornar em uma região turística, levado em conta o grande potencial de ser uma região fronteiriça.
“Olhamos qual é o potencial, onde a capacidade está nos empresários, com um mercado gigante que quer qualidade. Por isso temos que começar a prover produtos de qualidade. Também temos um mercado atraente para um público de 200 milhões de pessoas que buscam novas oportunidades de fazer turismo”, disse.
Gustavo Leite afirmou que o governo tem como prioridade transformar Cidade do Leste em um lugar ideal para fazer negócios e turismo com segurança. Contudo, admitiu que esse objetivo levará um tempo para ser alcançado. “O processo de planejamento urbano para 30 anos iniciado pelo governo local representa um início importante para que Cidade do Leste volte a ser sustentável”, finalizou.
Fonte: Diario Vanguardia