No dia 17 de novembro deste ano o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) emitiu uma nota sobre a possibilidade de prorrogar o prazo para a conclusão do viaduto da Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu. Segundo o DER, a previsão é que a obra seja concluída em março de 2015.
Ainda segundo a nota publicada, a mudança de data é para ajustar o cronograma em função de paralisações provocadas por questões climáticas, além de outros fatores burocráticos que atrasaram o andamento da obra.
Município
Por outro lado, o prefeito municipal, Reni Pereira, não concorda com o pedido de prorrogação. Segundo Reni, foi feito um pedido oficial do executivo ao Governador do Estado para que não concedesse o tempo à empresa responsável pela obra. Para o prefeito, não há motivo em prolongar o tempo já que a parte mais difícil já foi concluída, e o executivo não pode fazer nada além de protestar. “Agora só falta boa vontade da empresa, apenas isso”, finalizou.
Governo do Estado
Em entrevista à Rádio Cultura, o Governador em exercício, Flávio Arns, também se posicionou contrário ao pedido de prorrogação. Segundo Arns, aproximadamente R$ 1 milhão e 100 estão atrasados, mas serão pagos até o fim deste mês de novembro, e após o término da obra mais R$ 1 milhão deverá ser pago. “Já entrei em contato com a Secretaria de Transportes, e Fazenda, para que se resolva isso de imediato. Até o final deste mês tudo voltará ao normal”, reforçou o governador.
Arns ressaltou, ainda, que o principal papel do DER é acompanhar e fiscalizar a empreiteira.
Legislativo
Após o anúncio oficial do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná – DER/PR – sobre o pedido de prorrogação da data de entrega das obras da trincheira em Foz do Iguaçu, foi aprovado na Câmara Municipal o requerimento que solicita que o Diretor Geral do DER/PR informe a previsão exata para conclusão das obras da trincheira em Foz. De autoria do vereador Nilton Bobato, a aprovação acontece na sessão desta terça-feira, 18.
Segundo o vereador Bobato, a trincheira que era para estar pronta em abril e o último prazo era novembro. O vereador conta que o DER está dizendo que o próximo prazo é 31 de março do ano que vem, “e ainda vamos descobrir que o problema da entrada da cidade não será resolvido”, disse Bobato.
O objetivo do requerimento, segundo o autor, é que o DER confirme qual é a data para entrega da trincheira. Os vereador Edilio Dall´ Agnol, Anice Gazzaoi, e Rudinei de moura também se postaram a favor do requerimento.
Até o momento, foi feito mais de 70% do cronograma e, até dezembro, parte da circulação será liberada, facilitando o tráfego de veículos.