No último dia 20 de novembro, em cerimônia interna, a Capitania Fluvial do Rio Paraná celebrou o seu 74° aniversário de criação. Por ocasião do evento, foram homenageados os militares que se destacaram ao longo do ano de 2014.
Antes de ser elevada à categoria de Capitania em 1940, a Delegacia da Marinha do Brasil já estava presente em Foz do Iguaçu desde 1933, em função da necessidade de afirmação da soberania nacional no Rio Paraná, na divisa com o Paraguai, demanda há muito tempo superada.
Com uma área de jurisdição que corresponde a cerca de 90% do Estado do Paraná e cerca de 100 militares, a Capitania Fluvial do Rio Paraná tem como propósito garantir a segurança da navegação, além de permanecer em prontidão constante para a atuação nas atividades de prevenção e resposta à poluição hídrica causada por embarcações e para as ações de busca e salvamento de pessoas em perigo nos rios e alagados da região.
Realiza, ainda, o atendimento ao público para a regularização das embarcações comerciais e de lazer, pareceres técnicos para a realização de obras às margens dos rios, bem como realiza a aplicação de provas para obtenção das Carteiras de Habilitação de Amador.
Além disso, a Capitania possui uma Escola de Fluviários de Foz do Iguaçu, inaugurada em 1983, certificada ISO 9001:2008, onde são realizados os cursos do Ensino Profissional Marítimo, que permitem formar os tripulantes das diversas embarcações comerciais e de pesca profissional.