A dimensão do ato ganha importância à medida que estatísticas do Hemonúcleo apontam que nesta época do ano, o número doadores diminui, devido a viagens e festividades de final de ano. No entanto, aumenta a necessidade de acrescer o estoque de sangue já que também eleva o número de acidentes nesta mesma época, sobrecarregando a capacidade de atendimento.
Mais que um evento de conscientização, a doação de sangue pelos bombeiros é parte das atividades sociais desta Unidade Militar para se aproximar da realidade da população. Ao longo da existência do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu, assim como e em todo Paraná, o Comando incentiva a doação de sangue em todas as escolas de formação que se desenvolvem dentro dos quartéis.
Nos dois últimos anos, foram feitas diversas doações nos mais de cinco cursos realizados pela Instituição para formação de Soldados, Cabos e Socorristas, contabilizando cerca de 150 militares. Um número ainda pequeno perante a demanda, mas extremamente importante para os que mais precisam.