Nesta quarta-feira, 19, o delegado titular de homicídios de Foz do Iguaçu, Marcos Araguari de Abreu ministrou uma palestra do curso de capacitação continuada direcionada à policiais civis, guardas municipais e policiais militares. O evento é promovido pelo Departamento de Polícia do Interior – D.P.I.
O encontro que durou aproximadamente duas horas teve como tema a Preservação do Local de Crime. O delegado ressaltou a importância de se preservar o local de crime de homicídio para o trabalho da pericia criminal. Araguari mostrou vários exemplo em que a não preservação do local, atrapalhou as investigações posteriores, resultando na não elucidação do crime.
Para o promotor de justiça, Dr. Fernando Cubas, um dos exemplos mais recentes de uma boa preservação do local de crime, foi a condenação ocorrida no tribunal do júri na tarde desta terça feira 18, quando foi provado que o réu, Daniel Merbold, teria cometido o crime mediante surpresa da vitima, podendo assim conseguir uma condenação de mais seis (06) anos de pena que chegou à 62 anos.
O delegado chefe da 6ª S.D.P, Dr. Alexandre Macorin, disse que outras palestras com temas semelhantes serão abertas também aos policiais militares. “Tantos os policiais civis como os militares necessitam dessas informações e agregar esses conhecimentos, portanto as próximas palestras a Polícia Militar está convidada a participar conosco”, ressaltou o delegado.
Para o capitão Marcos Aparecido é mais que necessária a participação da Polícia Militar nas palestras. “Não só relacionadas a local de crime de homicídio, mas em procedimentos como, Maria da Penha, embriagues ao volante e outros é necessário que todos nós tenhamos conhecimentos necessários dos procedimentos a serem tomados para promover melhores provas dos fatos” relatou o capitão.
O curso de capacitação acontece todas as quartas feiras trazendo sempre um assunto de suma importância na orientação dos policiais do Estado do Paraná.