Assessoria
Depois de três dias e seis regatas realizadas no Lago de Itaipu, terminou no fim de semana mais uma edição do Campeonato Sul brasileiro e a 11ª Copa Mercosul de Laser 2014. O torneio organizado pelo Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) foi disputado nas classes Standart, Radial e 4.7 com a participação de 23 laseristas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Brasília, São Paulo e Posadas, Argentina. Na classe Standard participaram 4 velejadores, no Laser Radial 9 atletas e no Laser 4.7, 10 atletas.
Competindo em casa, os velejadores do Projeto Velejar é Preciso (Icli/Itaipu) fizeram bonito e mostraram excelente desempenho, conquistando o troféu de campeão nas classes Radial e 4.7. No Radial, Allan Godoy venceu pela quinta vez o Sul Brasileiro e a Copa Mercosul, seguido de Henrique Dias (YDS,Santa Catarina) e Frederico Cabelo (YCP/Posadas).
No Laser 4.7, o iguaçuense Elizeu Junior da Silva conquistou mais um título de campeão ao lado do iguaçuense Andrey Godoy, estreante nesta classe depois de uma brilhante participação na equipe brasileira da classe Optimist. A velejadora capixaba, Juliétty Angiolleti Tesch, venceu no feminino e garantiu o terceiro lugar na classificação geral, cuja soma de pontos permitiram a conquista do segundo lugar no ranking nacional da classe 4.7.
No Standart, João Frattini Ramos, do Iate Clube Brasília (ICB) venceu três regatas e faturou o título de campeão do Sul Brasileiro e da Copa Mercosul 2014, seguido de Felipe Nóbrega Marques (AABB/SP) e Vinícius Bonatti Bandil (CIC/SC).
Para o coordenador da comissão de regata, Konstantin Knebel, a competição de alto nível foi acirrada entre os velejadores. “No primeiro dia os ventos médios (10 a 15 nós) contribuíram para ótimas regatas no Lago de Itaipu. O último dia foi mais difícil, principalmente devido ao vento bastante rondado com velocidade entre 3 e 8 nós. A comissão de arbitragem precisou mudar a raia várias vezes, dificultando a tomada de decisão dos velejadores. No geral foi um excelente campeonato com a participação de velejadores preparados tecnicamente, como João Ramos, de Brasília, com participação em campeonato mundial Standart, os campeões brasileiros nas classes Radial (Henrique Dias) e 4.7 (Allan Godoy)”, avalia Konstantin.