A ação aconteceu durante operação na cidade de Céu Azul, quando os policiais receberam denuncia anônima de que o barracão esta sendo utilizado para guardar mercadorias contrabandeadas. Ao se deslocar para verificar a informação, a equipe de policiais rodoviários federais se deparou com um automóvel Volkswagen Fox, de cor cinza, que, ao cruzar com a viatura da PRF, fugiu em direção ao perímetro urbano de Céu Azul.
Após acompanhamento tático, o condutor entrou em um galpão, localizado no bairro Boa Vista. Em seguida, fugiu pelos fundos do imóvel, deixando-o aberto. Apesar das buscas realizadas pelos policiais nas imediações, nenhum envolvido foi encontrado. A Divisão de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil apoiou a operação.
Quatro dos veículos com alerta de furto ou roubo utilizavam placas falsas: além do próprio Fox, um Cruze, um Toyota Rav 4 e um Corolla. Uma Renault Duster também apresentava sinais de adulteração no chassi. Esses cinco veículos foram encaminhados pela PRF para a Delegacia de Polícia Civil de Céu Azul.
Os outros três veículos, sem restrições aparentes, foram remetidos à Receita Federal de Foz do Iguaçu, que também foi o destino das 450 caixas de cigarros apreendidas no depósito. Uma carga avaliada em cerca de R$ 1 milhão.