Cerca de 20 pescadores de Pato Bragado, na Bacia do Paraná 3 (BP3), retiraram uma tonelada e meio de lixo do reservatório de Itaipu, nessa terça-feira (11). O mutirão foi coordenado pela Itaipu, com apoio da prefeitura local e da Marinha do Brasil.
O material recolhido encheu 120 sacos com 60 litros cada. Cerca de 70% do total era de lixo reciclável, principalmente garrafas pet. Também tinha muita lata de cerveja, sapato velho e saco plástico. Até uma caixa de som foi encontrada.
“É uma quantidade assustadora”, comentou o biólogo Vilmar Gerônimo Bolzon, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), que acompanhou o trabalho. Segundo ele, a baixa do nível no reservatório facilitou a visualização do lixo.
O engenheiro agrônomo Irineu Motter, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), explicou que o mutirão desta terça-feira abriu a segunda campanha de limpeza no lago coordenada por Itaipu – a primeira ocorreu de julho a agosto, com a remoção de 37 toneladas de lixo.
Cada campanha terá dez mutirões, com apoio das dez colônias e associações de pescadores da região, parceiras de Itaipu em ações ambientais. A campanha atual segue até fevereiro, dentro do período da Piracema; a cada seis meses, uma nova rodada será realizada.
“Essa é uma reivindicação dos próprios pescadores e que também serve como atividade de educação ambiental. A gente espera que o lago fique cada vez mais limpo”, comentou Bolzon.