A partir de segunda-feira (17) até sexta-feira (21), estarão abertas as rematrículas das crianças que estão frequentando as unidades este ano e vão continuar na mesma instituição.Os responsáveis devem procurar a secretaria da escola o centro de educação no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Nas escolas municipais as matrículas para o primeiro ano, dos alunos que concluíram o pré-escolar II nos CMEIs e os vindos de outras instituições ou fora das redes de ensino, serão realizadas do dia 24 à 28.
A criança que completa seis anos até 31 de dezembro de 2015, deve obrigatoriamente ingressar no primeiro ano. Os pais devem procurar a escola mais próxima da sua residência para garantir a vaga do filho. Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança (original e fotocópia), carteira de identidade, também original e fotocópia; Fatura da energia elétrica – Copel atualizada, original e fotocópia).
Os estudantes que concluíram o quinto ano, do ensino fundamental, nas escolas municipais, vão receber a declaração de matrícula, informando que estiveram matriculados. Eles deverão entre os dias 1º. e 5, de dezembro, procurar a escola estadual mais próxima da sua casa para fazer a matrícula no 6º. ano do ensino fundamental.
Em fevereiro de 2015, com a retomada das atividades administrativas nas escolas, iniciará a segunda fase de matrículas na rede municipal. Nessa etapa serão matriculados os alunos egressos (que pararam e desejam voltar a estudar), os provenientes de escolas particulares, outros municípios ou estados, além das transferências de alunos entre os estabelecimentos da rede municipal.
CMEIS MATRÍCULAS
Nos centros municipais de educação infantil – CMEIs, durante a próxima semana, de 17 a 21, serão feitas as rematrículas das crianças que estão frequentando o berçário, maternal e pré-escolar I. Os alunos do pré-escolar II, vão para o primeiro ano, que será cursado nas escolas municipais. Vagas para novos alunos nos CMEIs, só serão ofertadas a partir de fevereiro de 2015 e vai depender da disponibilidade de cada uma das 32 unidades.
As matrículas serão feitas seguindo a lista de espera de cada unidade. A administração do CMEI entrará em contato com os pais, marcando horário para apresentação dos documentos dos responsáveis e da criança, e efetivação da matrícula. Mas os pais que tem filhos em idade para frequentar a educação infantil, podem ir até os centros de educação e incluir o nome da criança na lista da unidade. Os CMEIs atendem hoje crianças com idade a partir dos seis meses, que são das turmas de berçário, até os cinco anos. De acordo com a faixa etária o aluno frequenta as turmas de maternal e pré-escolar. Este último é cursado em meio período, manhã ou tarde, de acordo com a escolha dos pais.