O calendário é resultado de um projeto que foi debatido em reuniões realizadas em todas as regiões do estado, entre representantes da FPF e dos clubes filiados.
O ano começa em fevereiro, com a disputa da Primeira Divisão. A competição termina no dia 03 de maio. A Segunda Divisão será remanejada e será disputada entre o mês de março e junho.
A principal novidade é a inclusão da Taça FPF no calendário. A competição, Sub-23, terá início no fim de junho, logo após a Segunda Divisão, indo até o mês de novembro. O campeonato tem como objetivo fortalecer a integração e a transição das categorias de base com o elenco principal, dando espaço aos jovens atletas, além de promover um calendário anual para as equipes participantes.
O torneio terá a participação de 16 clubes. Os jogos acontecem nos finais de semanas em horários alternativos.
Outra novidade é que a Taça FPF disponibilizará uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.
“A Taça FPF é um projeto inovador que visa incentivar a formação completa de atletas pelos nossos clubes. A médio e longo prazo eles terão a opção de possuírem elencos formados dentro de suas casas. Além disso, inicialmente promoverá um calendário anual para 60% dos nossos filiados, dando continuidade aos projetos desenvolvidos e gerando empregos o ano todo“, comentou o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury.
Em agosto, terá início a Terceira Divisão do Estadual, com o término previsto para o mês de novembro, dando encerramento as competições profissionais da temporada.
Base
As categorias de base também passaram por reformulações. A Federação Paranaense de Futebol irá realizar cinco competições durante a temporada.
As competições estaduais serão disputadas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19. O objetivo é promover e incentivar a formação completa de atletas e o desenvolvimento de talentos pelos clubes paranaenses.
O novo calendário é integrado às competições profissionais, principalmente com a Taça FPF, além de observar o aproveitamento de atletas das categorias menores (Sub-15 e Sub-17) nos jogos escolares que acontecem no segundo semestre.
Os campeonatos Sub-15 e Sub-17 começam em fevereiro e terminam em julho e agosto, respectivamente.
Uma das novidades é o Campeonato Paranaense Sub-19. Ele substituirá as categorias Sub-18 e Sub-20 até então utilizadas, e trabalhará em conjunto com a Taça FPF no fortalecimento da transição de atletas para o profissional. Disputada de abril à setembro, a competição terá suas partidas realizadas no meio de semana.
A retomada no Campeonato Brasileiro Sub-15, agora realizado em Curitiba, e a criação de Torneios Regionais Sub-17 são outras inovações para 2015.
O presidente da FPF também destacou as mudanças feitas na base. “O objetivo é trabalhar nossas categorias de base para que os clubes tenham tempo suficiente para formar e amadurecer seus atletas, desenvolvendo talentos e minimizando o erro no momento da transição para o profissional“, explicou Hélio Pereira Cury.
Assessoria FPF