Após o Ministério Público, através do promotor Alex Fadel, apreendeu várias caixas de remédios que, segundo assessoria de São Miguel do Iguaçu, muito dos remédios eram medicamentos psicotrópicos que haviam sido enviados pelo Governo do Estado no mês de outubro deste ano, e não estavam na lista de medicamentos vencidos.
De acordo com a Secretária de Saúde do município, Helen Caroline de Oliveira Babinski, medicamentos vencidos também foram apreendidos. “Havia sim medicamentos vencidos, porém estavam acondicionados em local adequado, em caixas fechadas, aguardando descarte, pois a empresa especializada responsável pelo Lixo Hospitalar faz a recolha a cada 15 dias”. Helen afirma que nenhum cidadão recebeu remédio com data de validade ultrapassada da Farmácia Básica.
Devolução:
A Delegada de São Miguel do Iguaçu, Tany do Amarante Razera determinou a devolução dos mesmos para a Secretária Helen, na sexta-feira (07) depois do horário do expediente.
Helen conta que quem saiu prejudicada com a atitude foi a população, que precisou dos remédios e eles estavam retidos.
Investigação:
O Secretário de Administração, Valdecir Lago, relata que o Governo Municipal irá abrir uma sindicância (investigação interna) para saber se de fato nenhum cidadão recebeu medicamento vencido. “Também o Município está estudando e irá tomar medidas para proteger o direito da Administração Municipal bem como a integridade dos servidores”.