Uma ação mundial nas redes sociais, no dia 11 de novembro, marcará o aniversário da consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A ação está sendo desenvolvida no Brasil e na Argentina pelos comitês locais que organizaram a campanha vitoriosa para que as Cataratas tivessem este reconhecimento mundial por sua beleza cênica e pela diversidade natural.
A ideia é que pessoas de todos os países, nesse dia, postem fotos ou vídeos das Cataratas em seus perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twetter e Youtube, além do WhatsApp, utilizando a hashtag #cataratasday.
Interatividade
“A campanha permite interagir com o público do mundo inteiro que visita as Cataratas e é também uma forma de mantermos vivo na memória das pessoas o título de uma das novas sete maravilhas da natureza”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, coordenador da campanha Vote Cataratas, no lado brasileiro.
“A intenção é viralizar o máximo possível”, diz Marcelo Almada, que foi o coordenador argentino do Voto Cataratas. Na Argentina, a Província de Misiones instituiu 11 de novembro como Dia Provincial do Turismo, em reconhecimento à consagração das Cataratas.
Ação no Parque
Para incentivar a participação do público, a Comunicação Social de Itaipu preparou peças em várias línguas para divulgar em todas as redes sociais. As peças incluem posts para as redes sociais, um avatar e um vídeo.
No dia 11, serão convidados blogueiros, tweeteiros e outros usuários de redes sociais para participar de uma ação dentro do Parque Nacional do Iguaçu, para fazerem de lá suas postagens.
Em Purto Iguazú, na Argentina, as comemorações, com apoio da Secretaria de Turismo da Província de Misiones, incluirão, na noite de véspera, um recital gratuito ao ar livre do grupo Los Nocheros e a eleição da Rainha das Cataratas Maravilha do Mundo.
A eleição
A consagração das Cataratas do Iguaçu entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza culminou um processo de escolha iniciado em 2007, quando 440 atrações de 200 países foram inscritas na disputa.
Em 2009, um “júri de experts” (composto por sete pessoas, entre elas um ex-diretor da Unesco e o próprio presidente da Fundação 7 New Wonders, Bernard Weber), escolheu as 28 finalistas.
Recorreu-se, então, ao voto popular para decidir quais seriam as Novas Sete Maravilhas da Natureza. Milhões de pessoas participaram do sufrágio, votando via internet, mensagens de celular e também por ligações telefônicas.
Os eleitos
No dia 11 de novembro de 2011, a New 7 Wonders anunciou os vencedores da eleição. Além das Cataratas do Iguaçu, as novas maravilhas são a Amazônia, Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table Mountain (África do Sul).
Itaipu Binacional