Começou neste final de semana, 08, a 57ª Reunião Anual da União Internacional de Magistrados (UIM). O evento segue até a sexta-feira, da 14. Participam da Reunião magistrados de 90 países, que integram a organização, são cerca de 250 magistrados de todo o mundo.
Nesse congresso serão debatidos diversos temas, como, por exemplo, o Direito Ambiental, assunto que será tratado em uma palestra especial do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. Também estão previstos debates sobre a independência do Poder Judiciário no mundo. Além disso, temas específicos como: processo civil, direito penal e direito do trabalho serão objeto de grupos de estudos.
Responsável por este evento estar acontecendo em Foz do Iguaçu, o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, explica que o objetivo é reunir juízes do mundo inteiro neste encontro anual. “Vamos debater a independência do poder judiciário, onde o juiz terá a poder de decidir livremente, de acordo com a constituição e as leis do país, sem interferência da parte política dos governos e outras ameaças”, explicou.
Segundo Dutra, é fundamental estes debates. “Estamos apenas promovendo o que a constituição já prevê ao juiz”, reforçou.
Em Foz:
O Juiz contou ainda que a proposta de Foz do Iguaçu ser sede deste encontro surgiu em 2012 em outro encontro de Magistrado nos Estados Unidos e depois na Ucrânia. “Tive a honra de indicar Foz do Iguaçu como sede de encontro deste ano e, no encontro na Ucrânia, a indicação foi aprovada com unanimidade”, finalizou.
Prefeito Reni Pereira:
Na manhã desta segunda-feira(10) o Prefeito Reni Pereira participou da cerimônia de abertura da 57ª Reunião Anual da União Internacional de Magistrados (UIM) no Hotel Recanto e em seu discurso destacou a importância do evento para cidade.
“Estamos honrados em receber um evento dessa magnitude em nossa cidade, este é um evento importantíssimo para Foz do Iguaçu, onde esta reunida a Cúpula máxima do judiciário e vale ressaltar que este evento está elencado com um dos eventos do centenário de Foz do Iguaçu”, disse.
Participam do evento juízes de 65 países diferentes.