O secretário municipal de Saúde, Charles Bortolo, explicou nesta quinta-feira que a imagem divulgada essa semana nas redes sociais onde aparece um funcionário público jogando em um computador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em horário de expediente, na verdade foi feita há um ano. Na época, o vídeo não teve repercussão e não houve denúncia por parte da pessoa prejudicada.
“O que aconteceu com esse vídeo, é que foi tomada uma nova dimensão quando foi colocada em uma outra página de rede social, que aí deu mais de 15 mil acessos. Ninguém sabia desse vídeo anteriormente,”, disse Bortolo, explicando que nenhuma denúncia sobre o caso havia chegado à secretaria. Na última quarta-feira (5), a secretaria afastou o funcionário até que o caso seja esclarecido.
“Para ter uma idéia, até a posição das mesas e do computador é diferente da atual. Se você for na UPA hoje, as posições dos equipamentos de informática já mudaram. Então é uma posição de trabalho relativa ao ano passado. Chegamos a conclusão que é uma imagem do ano passado”, disse.
Para o secretário, funcionários que trabalham na área de saúde precisam ficar atentos ao trabalho. “Você acaba se descuidando de um ato simples quando está fazendo o acompanhamento de um paciente, então é inconcebível que o funcionário esteja usando o equipamento pra outro fim que não seja o trabalho dele”.