Um grande aparato de viaturas do Corpo de Bombeiros, Siate, Samu, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, além de um helicóptero de resgate, chamou a atenção de quem passou na manhã desta terça-feira (4) pela Avenida Costa e Silva. Ao todo, cerca de cem voluntários de diversos órgãos de segurança e setor privado participaram da simulação de acidente no prédio do Shopping JL Cataratas, no Jardim Pólo Centro.
A ação teve como objetivo simular ações de explosão e desabamento, extinção de incêndio, resgate de vítimas, triagem e encaminhamento à hospitais. A escolha do Shopping se deve ao grande fluxo de pessoas que passam pelo local diariamente. O tenente Castro, do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, explicou que esse tipo de treinamento é necessário para preparar as forças de segurança locais. “É uma cidade turística, que não pode falhar no atendimento”, disse.
O Corpo de Bombeiros Voluntários da Argentina foi convidado a participar da ação de segurança. Marcelo Ramon Marques, chefe dos Bombeiros de Porto Iguaçu, disse que é importante estar preparado para trabalhar em conjunto. “Sempre fazemos esses treinamentos, mas não nessa mesma escala”, disse.
Para a realização da simulação foi necessário interromper a pista sentido bairro/centro da Avenida Costa e Silva. Equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar orientavam os motoristas a desviarem pela Avenida Pedro Basso.