Foi positivo o balanço feito pelos clubes da 2ª Divisão do Campeonato Amador de Foz do Iguaçu, após a primeira reunião que seus representantes tiveram com o novo presidente da Liga Iguaçuense de Futebol (LIF), Alekssandro Fogagnoli. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira (28), no Espaço Marel, sede da LIF.
Na pauta, o pedido para que clubes que ainda não possuam CNPJ possam estar devidamente registrados para poderem disputar os campeonatos organizados pela LIF a partir de 2015. A medida visa facilitar a transparência entre clubes, LIF e Federação Paranaense de Futebol (FPF).
“A Liga Iguaçuense de Futebol vai dar todo o respaldo necessário, orientando os clubes da maneira como deve ser feito o procedimento, quais os documentos necessários para assim que estiverem regularizados, podermos juntos elevar o nível do futebol amador da cidade. Só poderá participar dos campeonatos organizados pela LIF, a equipe que estiver em dia com suas documentações”, explicou o presidente da LIF, Alekssandro Fogagnoli. O prazo para a entrega dos documentos vai até 19 de dezembro de 2014. A 2ª Divisão do Amador tem previsão de início em fevereiro de 2015.
A notícia agradou os mais de dez representantes de clubes da 2ª Divisão que compareceram à reunião. Entre as novidades que mais chamaram a atenção dos clubes, a indicação, por parte da LIF, de um representante iguaçuense na Taça Paraná de Futebol Amador, em março.
“Achei importante, porque agora nós vamos legalizar nossas equipes. Eu já tinha (legalizado) através da associação, mas agora com todos legalizados, vai ser bem mais fácil participar do campeonato. E com a novidade que vai ter a Taça Paraná, temos muito mais interesse em participar, para progredir e crescer. É o nosso sonho, sempre”, ponderou Valmir, presidente do Jardim São Miguel/Auto Posto Vitória.
“Foi uma reunião muito proveitosa, pois falamos tudo o que tinha que falar. Antigamente a organização era da maneira como o presidente Aleksssandro expôs para nós e se voltar a ser como era antes, vai ficar uma maravilha”, disse José Carlos, técnico do Guairacá, uma das equipes mais tradicionais de Foz do Iguaçu.
Questões técnicas do Campeonato da 2ª Divisão serão discutidas futuramente em uma nova reunião, mas a ideia da LIF é fazer Primeira e Segunda Divisões com o mesmo número de equipes (12) e voltar a ter o Campeonato de Aspirantes, como uma espécie de Terceira Divisão.
Assessoria LIF