O Projeto de Emenda que altera a Lei Orgânica do Município aumentando de 15 para 21 o número de vereadores em Foz do Iguaçu, foi retirado da pauta da Câmara durante a sessão desta sexta-feira (31). A retirada foi feita pelo autor da emenda, o vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB), que prometeu nunca mais apresentar o projeto. Segundo o pmedebista, o recuo se deve a um pedido da família a ao desgaste político perante a população.
A Emenda foi apresentada no dia 21 deste mês e, no momento, contava com o apoio de 12 vereadores, número suficiente para ser aprovado. No mesmo dia, um grupo de manifestantes foram até o plenário pedir a retirada do projeto. Nesta semana, devido a repercussão negativa e a volta de vereadores de licença, o projeto teve o risco de não ser aprovado.
Na tentativa de aprovar o aumento de cadeiras, foi apresentado um projeto de diminuição dos custos da Câmara de Vereadores. A proposta previa o corte de um assessor de cada vereador, passando de quatro para três assessores, além da diminuição de dez cargos da mesa diretora.
O Projeto de Emenda já foi apresentado três vezes na Câmara de Vereadores e em todas foi derrotado.