Moradores do Bairro Cidade Nova, na região norte de Foz do Iguaçu, entraram em contato com o jornalismo da Rádio Cultura informando que pessoas se identificando como fiscais do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – Fozhabita – estariam passando nas residências e cobrando dinheiro referente a parcelas atrasadas de financiamento imobiliário.
Procurado pela reportagem, o superintendente do Fozhabita, Valmir Griten, informou que órgão não realiza esse tipo de trabalho. “Esse procedimento não é comum e também nós não fizemos isso. Quando a pessoa está em débito com as prestações em aberto aqui no Instituto, nós notificamos a pessoa e ela tem que vir aqui no Instituto. Não existe em hipótese alguma serviço disponibilizado em domicílio. Isso é golpe e nós estamos alertando as pessoas através da imprensa”, explicou Griten.
O Fozhabita informa ainda, que a fiscalização junto à comunidade é realizada apenas em situação de invasão ou risco às moradias. O Instituto orienta as pessoas vítimas do golpe, a chamarem polícia. “Estão usando da boa fé das pessoas em nome do Instituto”, disse Griten.