O Brasil está em alta no basquete mundial. Essa frase pode parecer contraditória ao olharmos o passado recente do esporte no país, sem grandes feitos olímpicos ou mundiais. Porém, ao levarmos em conta os times que começam hoje a disputa da maior liga do mundo, a NBA, vemos números que embasam essa teoria: são sete brasileiros no torneio, quantidade recorde, que dá ao país o terceiro posto em estrangeiros (só atrás de Canadá, com 11, e França, nove).
Na última temporada, um jogador do Brasil já se destacava na Liga, tornando-se o primeiro atleta do país a erguer a taça de campeão. Tiago Splitter, pivô do San Antonio Spurs, foi responsável pela honra.
Dessa vez, o camisa 22 da franquia texana terá concorrência de outros seis brasileiros, entre eles, quatro veteranos e dois novatos.
Do Toronto Raptors, aparece logo uma dupla: o pivô Lucas Bebê Nogueira e o ala Bruno Caboclo.
O primeiro, foi draftado pelo Atlanta Hawks em 2013, aos 21 anos, mas nunca atuou pela franquia. Nogueira passou uma temporada no basquete espanhol e retomou o posto de promessa na NBA.
O segundo, foi a surpresa do Draft 2014, sendo escolhido na 20 posição geral, com apenas 19 anos.
– Temos muito a aprender e não poderíamos estar em lugar melhor. O Toronto possui uma base jovem, mas competitiva. A equipe tem chances de fazer uma temporada melhor que a última – falou Bebê.
Lucas Bebê, Bruno Caboclo e Vitor Faverani são as incógnitas da temporada (Foto: Arquivo LANCE!)
Vitor Faverani, pivô do Boston Celtics, é outro tupiniquim na NBA, e tenta encontrar-se após uma temporada de altos e baixos.
Entre os veteranos, o pivô Anderson Varejão aparece como um dos destaques do Cleveland Cavaliers, agora reforçado e favorito ao título após a chegada de LeBron James. O também pivô Nenê segue em alta pelo Washington Wizards, enquanto o armador Leandrinho Barbosa tenta recuperar sua posição de “Melhor Sexto Homem da NBA” no Golden State Warriors.
– Temos condições de lutar pelo título. Vamos trabalhar para alcançar os objetivos – disse Varejão.
Em 2014, os brasileiros terão a chance de mostrar seu poderio e, quem sabe, brigar por mais uma taça no melhor basquete do planeta.
Números
101
É o número de estrangeiros na NBA, divididos em 39 países. Esse é o recorde da Liga em jogadores de fora dos Estados Unidos.
3º
É a posição do Brasil entre os países que têm atletas na NBA, atrás apenas de Canadá, com 11 jogadores, e França, com nove. Em termos de comparação, atrás do Brasil estão a Austrália (seis), Turquia, Rússia e Itália (quatro), além da Argentina, com três.
OS FAVORITOS
Cleveland Cavaliers
Trouxe de volta a estrela LeBron James e contratou o pivô Kevin Love, além do jovem armador Kyrie Irving.
Chicago Bulls
Conta com a volta de Derrick Rose e a contratação de Pau Gasol, que reforça o garrafão com o pivô Joakim Noah.
Miami Heat
Perdeu LeBron, mas manteve Chris Bosh e Dwyane Wade.
San Antonio Spurs
Os atuais campeões mantiveram a base e vêm forte para a temporada 2014/2015.
Oklahoma City Thunder
Tem o MVP da última temporada, Kevin Durant, e espera contar com Russel Westbrook em forma.
Fonte: Lancenet