Na segunda-feira, 27, será ponto facultativo para o funcionalismo público pois no começo da próxima semana a unidade será atingida pela interrupção no fornecimento de energia elétrica, programada pela Copel. Por este motivo, escolas e centros municipais de educação infantil terão que repor suas aulas.
A Escola Municipal Augusto Werner, no bairro Carimã, irá realizar essa atividade no sábado, 1º. De novembro. Nas outras escolas e CMEIs, as turmas que não tiveram aulas no último dia 2, devido ao movimento de paralisação dos professores e educadores, a reposição ocorrerá normalmente na véspera do Dia do Funcionário Público, que é comemorado no dia 28 (terça), feriado.
Dentro da programação de reposição, que ocorrerá de forma parcial e integral nas unidades, no CMEI Osvaldo Goch, as turmas que não terão aula de reposição na segunda serão do pré-escolar II: A e C. Já os centros de educação infantil Bárbara Matos Januário, Dom Olívio Aurélio Fazza, Maricota Basso e Pingo de Gente, terão atendimento normal ofertado a todas as turmas da manhã e tarde. Vão funcionar parcialmente os CMEIs Campos do Iguaçu, de manhã e tarde, exceto maternal A e D, pré-escolar II B e D; Cláudio da Silva Lourenço, também todas as turmas da manhã e tarde com exceção dos pré-escolar I: A, B, C e D, pré-escolar II: A,B,C,D.
No CMEI Bento Vidal apenas a turma do maternal C, não precisa comparecer. No Moraci Favassa Venson a exceção ficar por conta dos berçários I: A, berçário II: A e maternal A,B e C. No CMEI Professora Nilva de Jesus serão exceção o berçário I, pré-escolar I: B e D; No São Francisco não terão aula maternal I: B e C e pré-escolar II: A,B,E,F,G e H. No CMEI Soldadinho de Chumbo a exceção será o berçário II: A.
Já as escolas municipais que terão aula normal com todas as turmas do estabelecimento, nos turnos da manhã e tarde as escolas municipais Parigot de Souza, Augusto Werner e Três Bandeiras. O atendimento parcial será nas escolas municipais Altair Ferrais da Silva, todas as turmas do turno da manhã, exceto o 3º. Ano A. Escola Antônio Gonçalves Dias, todas as turmas do turno da manhã e da tarde, exceto 2º. Ano B e D e 3º. Ano C. Cecília Meireles, aula apenas para as turmas do turno da tarde do 5º. Ano C.
Na escola municipal João da Costa Viana haverá aulas nas turmas dos turnos da manhã e tarde com exceção do primeiro ano B,D,E,G, I o segundo ano C, F, I, classe especial A e B e sala de recursos. Na escola Ponte da Amizade a reposição será feita apenas pela turma do turno da manhã do segundo ano A. De acordo com a secretária municipal da Educação, Lisiane Veeck Sosa, “essa reposição é necessária para que se cumpra o calendário escolar. A opção era a data deste ponto facultativo ou no dia 22 de dezembro. A instrução da superintendência estadual da educação, a qual somos subordinadas, determina que em caso de interrupção no desenvolvimento do ano letivo programado, independente da razão, deve ser providenciada a reposição da carga horária, para não causar prejuízos aos alunos que devem ter mínimo de 800 horas aula ou 200 dias aula no ano letivo”, informou Lisiane.