Uma nova ferramenta desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) vai agilizar e facilitar os pedidos de vistoria para novos empreendimentos. O novo sistema, denominado Prevfogo, estará disponível a partir desta segunda-feira (20) e permitirá que o pedido da vistoria e também o acompanhamento do processo sejam feitos pela internet. A vistoria propriamente dita prosseguirá sendo feita presencialmente.
Até então, os empreendedores precisavam se deslocar até um batalhão do Corpo de Bombeiros para fazer o pedido de vistoria e recolher a guia de pagamento. Com o sistema, tanto o pedido como a emissão do boleto são feitos virtualmente, o que representa uma economia de tempo e dinheiro para o empreendedor.
O novo sistema vai contribuir para agilizar a emissão de alvarás, já que a vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros é uma das etapas fundamentais para obtenção do documento.
ACOMPANHAMENTO – Outra vantagem do sistema é o acompanhamento de todas as etapas do processo pela internet, o que antes só era possível por telefone ou presencialmente. “Os empresários acabavam perdendo muito tempo ao se deslocar até um batalhão para fazer o pedido, atrasando também o processo para abrir sua empresa”, explica Maxi Tabosa, do Corpo de Bombeiros, que acompanha a implementação do sistema, pela corporação.
“Com a informatização deste processo, além de facilitar a vida de quem quer abrir um novo negócio, os bombeiros também terão mais tempo de atuar na prevenção”, complementa.
PREVFOGO – Para fazer o pedido de vistoria, é necessário acessar o site do Corpo de Bombeiros: www.bombeiros.pr.gov.br. No lado direito da página, é só clicar no ícone “Prevfogo”, que direciona para um formulário de preenchimento e gera um boleto para o pagamento da taxa de vistoria. A taxa varia de acordo com a área do imóvel e com a atividade do empreendimento. As vistorias são feitas presencialmente pelos bombeiros. O certificado tem a validade de um ano, por isso é necessário realizar um novo pedido de vistoria antes mesmo dele vencer.
REDESIM – A agilidade no processo de obtenção de alvará faz parte das ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e dos esforços do Governo do Estado para simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Paraná.
A Redesim está sendo implantada graças à parceria do Governo do Estado e do Sebrae-PR. O sistema vai integrar as bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais – como as Receitas Federal e Estadual, Vigilância Sanitária, prefeituras e o Instituto Ambiental do Paraná – e será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com o apoio técnico do Sebrae.
TECNOLOGIA – O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que o sistema desenvolvido para o Corpo de Bombeiros, assim como para os dos demais órgãos que fazem parte da Redesim, atendem a necessidade dos profissionais que trabalham diretamente no processo de abertura de empresas.
“Atendemos ao pedido do governador Beto Richa para desenvolver programas de tecnologia que agilizem a abertura de novas empresas, gerando mais oportunidades e desenvolvimento ao Estado”, disse Jacson Leite. “Conversamos com contabilistas para criar sistemas que facilitem o trabalho destes profissionais e o acesso de todos os cidadãos aos serviços públicos”, explicou.
AEN