De acordo cálculos do site Infobola, alimentado pelo matemático Tristão Garcia, o Cruzeiro tem, nesta segunda-feira, 91% de chances de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2014. São Paulo (4%), Inter (2%), Atlético-MG (1%), Corinthians (1%) e Grêmio (1%) aparecem muito, mas muito atrás. Basicamente, estas porcentagens mostram que somente uma combinação muito improvável de resultados impedirá que a torcida celeste comemore o bi daqui a algumas semanas.
Considerando a média de pontuação de todos os campeões nacionais (74 pontos) desde 2006 – quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos e por 20 clubes -, o Cruzeiro necessita de apenas 15 tentos para faturar o bi em 2014. Assim, seguindo esta conta, restariam somente cinco vitórias nos próximos nove jogos para o time cruzeirense alcançar a marca que, em média, garante a conquista da Série A a uma equipe.
E este cálculo pode ficar mais simples ainda, já que os comandados de Marcelo Oliveira atuam exatamente cinco vezes dentro de seus domínios até o fim da competição – com isso, bastaria o time mineiro fazer a famoso dever de casa para erguer a taça no fim do ano. E os adversários que a equipe cruzeirense enfrentará no Mineirão são, majoritariamente, frágeis: pega os desesperados Palmeiras, Botafogo e Criciúma, e o confortáveis Goiás e Fluminense. Longe de Minas Gerais, duela com Figueirense, Santos, Grêmio e Chapecoense. Matematicamente, o título estará garantido com mais 20 pontos (sete vitórias, ou seis triunfos e dois empates).