Na manhã de quarta-feira, 15, aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM -, a formação de Câmara Técnica relacionada ao Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Foz do Iguaçu.
Para a Coordenadora do CRAM, Fátima Dalmagro, a Câmara Técnica é o primeiro passo para combater a violência e convida aqueles que são interessados com a causa, a participar na elaboração de metas e objetivos. “A entrada de novos membros é aberta a todos que são de organizações na cidade ou tem interesse em apoiar a causa e partir dessa adesão, a participação nos encontros da Câmara Técnica a cada 15 dias, vai definir as ações de cada instituição”, conta.
Parceria
O Gabinete de Gestão Integrada também participa das ações no CRAM. O inspetor da Guarda Municipal, Josnei Fagundes, compareceu nesta manhã na reunião. Para o inspetor, a primeira reunião da câmara técnica traz o chamamento às instituições, que participam dessa temática e outros que são importantes nos fatores de prevenção a esse tipo de violência. “Hoje foi constituído a Câmara Técnica Contra Violência da Mulher e coordenação adjunta e uma secretaria. Posteriormente, todos os trabalhos serão pautados por essa câmara técnica, buscando indicadores e ações integradas frente a essa situação que temos no município de Foz do Iguaçu”, finalizou.
O Pacto de Violência Contra a Mulher
Lembrando que a Câmara Técnica foi criada também a partir do convite de adesão ao Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no mês de maio, pela Diretoria do Departamento de Direitos Humanos do Paraná e de Políticas Sociais.
A adesão foi imediata e com o apoio de Instituições parceiras e o Gabinete de Gestão Integrada será possível no futuro, concluir todas as ações que serão estabelecidas nos próximos encontros.
Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança, Itaipu Binacional, ONG Ciranda Feminista, Patronato Municipal, estagiários do Curso de Serviço Social da Uniamérica, Conselho da Comunidade, Delegacia da Mulher, Ministério Público e Conselho da Mulher.