Nesta quinta-feira, 16, será apresentado para leitura na Câmara Municipal, o Projeto de Emenda que prevê alteração na redação da Lei Orgânica do Município de Foz do Iguaçu para permitir que o número de cadeiras no legislativo seja aumentado de 15 para 21. A Constituição federal, baseado no número de habitantes de Foz – 256.088 -, permite a cidade pode ter no mínimo 9 e no máximo 21 vereadores.
Em entrevista à Rádio Cultura, o vereador autor do projeto, Hermógenes de Oliveira, afirmou que doze vereadores se posicionaram a favor da alteração. “Ele será encaminhado às comissões e, a partir da primeira votação, terá 10 dias para ser votado em plenário”, explicou.
Votos contrários
Os três vereadores contrário ao projeto são: Anice Gazzaoui, Dilto Vitorrasi e Nilton Bobato.
O vereador Dilto Vitorassi relembra seu manifesto pelo aumento de vereadores no legislativo. Segundo o vereador, a cidade está no caminho inverso, “pois quando eu era presidente da Câmara Municipal, eram 63 assessores e 21 vereadores, ou seja três assessores para cada eleito, e atualmente, é 15 vereadores, mas o número de assessor é o mesmo, um gasto absurdo, ” disse. O vereadore ressaltou, ainda, que pretende fazer um acordo com o presidente da casa se houver o corte dos 12 cargos da mesa diretoria. “Não sou contra o aumento, como é em Cascavel, o que não pode é continuar com gasto absurdo”. Finalizou.
O vereador Nilton Bobato ressaltou a importância de um amplo debate sobre o projeto. “Um debate entre os vereadores e também com a população, é preciso ter cuidado”, finalizou.
Até o fechamento desta matéria, a reportagem da Cultura não conseguiu contato com a vereadora Anice.
A rádio Cultura vai acompanhar a sessão da câmara, com flashs ao vivo a partir das 8h30 da manhã.