Durante esta semana os cães da unidade K9 da Guarda Municipal realizarão treinamento aquático na prainha de Três Lagoas. Os cães são treinados para farejar, rastrear e imobilizar suspeitos. Além disso, são treinados para identificar substâncias ilícitas, como explosivos e narcóticos e até realizam buscas e resgates de pessoas em perigo.
Com esse adestramento o cão tem colaborado no trabalho de apreensão de drogas. Os cães também protegem o guarda e a população. A reação rápida do animal dá mais segurança a todos. O cão só ataca e morde em caso de risco iminente e ordem do adestrador
Esta semana, sobre a orientação do Subinspetor Ezequiel Bertolino , dois cães da unidade K9, Tatá e Barth estão realizando treinamento na água. O treinamento aquático acontece quatro vezes ao ano, e de acordo com o Subinspetor, alem de fortalecer a musculatura dos animais, treinar na água favorece a agilidade dos cães. “Para eles é diversão, para nós é treinamento, eles entram com velocidade na água, nadam e mordem com pressão, e é isso que buscamos”, relata o subinspetor.
Os cães recebem dois treinamentos diariamente, obediência e proteção. O treinamento aquático serve para que eles possam ser ágeis e eficientes também na busca e captura de indivíduos em áreas alagadas.