Acontece neste fim de semana, 10, 11 e 12, no Ginásio Costa Cavalcanti, o XIX Brasil Open de Taekwondo. A competição é organizada pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), com realização da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), coordenação da Academia AGT e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Prefeitura de Foz do Iguaçu e do professor Emídio “Pit Bull” Silveira.
O evento, considerado o maior de taekwondo da América do Sul, reunirá cerca de 800 atletas de vários países e distribuirá cinco pontos nos rankings estadual e nacional da modalidade. O evento vai ser disputado em kyorugui (luta), poomse (formas) e kiopak (quebramento).
O mestre Fernando Madureira, técnico da seleção brasileira, estará presente para acompanhar como dirigente, e com ele vários professores e mestres do esporte marcial do Paraná. As disputas começam a partir dos seis anos na categoria fraldinha e não tem limite máximo, visto que haverá a categoria Master 46+, que não tem limite de idade. De acordo com o mestre Toríbio Silveira, um dos coordenadores do evento, a pesagem dos atletas acontecerá na sexta-feira às 17h.
A abertura oficial acontecerá no sábado às 14h, mas no período da manhã já estão programadas várias disputas. No domingo, as lutas começam às 9h e seguem até às 18h, com o encerramento da competição e a premiação dos melhores.