A Secretaria de Saúde do Município anunciou que o Laboratório de Exames Médicos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – será fechado e os serviços transferidos para o laboratório central do município. Segundo o secretário Charles Bortolo, a decisão deve diminuir custos.
O laboratório foi instalado no ano passado, embora muitos exames ainda fossem encaminhados para o laboratório central. “A medida vem equacionar custos, sendo que havia a locação de equipamentos, software do sistema, insumos, em salários e plantões dos funcionários, que ao todo chegavam em R$ 250 mil mensais”, disse Bortolo
Além da diminuição de gastos, o serviço deverá pretende melhorar a captação de material. Com a unificação, 19 profissionais serão realocados para atender a outras necessidades da Saúde. Um biomédico e um técnico irão para o laboratório de tuberculose da 9° Regional de Saúde, quatro irão para a Vigilância Sanitária, cinco biomédicos e outros auxiliares para a Atenção Básica de Saúde.
De acordo com o secretário, a mudança não altera o atendimento à população que realiza exames pelo SUS. “Vamos otimizar o atendimento na ponta com mais funcionários para coletar exames, o cidadão não precisará se deslocar ao laboratório central e enfrentar fila”, explicou.