A desvalorização do real e do peso está fazendo com que os comerciantes comessem a reajustar os preços das mercadorias vendidas nas lojas de Cidade do Leste. O contador paraguaio Carlos Aponte, indica que o comércio do Paraguai corre o risco de “agonizar” devido aos produtos ficarem mais caros. Além da diferença de câmbio, outros fatores são apontados para a crise comercial na fronteira paraguaia, como a insegurança e informalidade que afugenta os estrangeiros.
“Essa diferença monetária significa uma inflação indireta, sendo que nos países vizinhos os preços se mantêm mesmo com a valorização do dólar. Em Cidade do Leste, os comerciantes não são sinceros com os preços. Agora, com o aumento do dólar os comerciantes reajustam os preços, mas depois que a moeda americana se estabilizar, os preços não baixarão”, disse Aponte.
Com os preços elevados no comércio paraguaio, muitos preferem comprar em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Para que o comércio de Cidade do Leste volte a ser mais competitivo, o contador defende uma reorganização, reengenharia e reestruturação da cidade.