Durante a campanha eleitoral, o Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), entregou aos candidatos a deputado, senador e governo do Estado, uma cartilha de projetos a serem discutidos e implantados na cidade. Com o fim da eleição e a confirmação de que a cidade elegeu dois representantes estaduais e um federal, os compromissos serão reiterados.
Para o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o resultado das eleições não foi surpresa, sendo que um diagnóstico das três últimas eleições foi levantado. “Tivemos um sucesso onde elegemos dois deputados estaduais, mas a nível federal só tivemos a eleição do Giacobo, com apenas 6 mil votos. Precisamos nos unir a ele e adotar-mos como iguaçuense ou como titulo de eleitor em Foz do Iguaçu, que isso ainda fica um pouco confuso para a sociedade”, disse o presidente .
Vendruscolo salienta ainda, que a quantidade de candidatos não permitiu que mais deputados a nível federal fossem eleitos e citou dois motivos. “Obviamente o alto número de candidatos tenha prejudicado a nossa representatividade. Dois pontos fundamentais, o alto número de candidatos e os nossos candidatos não terem uma penetração fora de Foz do Iguaçu”.
Para Vendruscolo, a questão geográfica pode ter influenciado. “Como estamos em uma região de fronteira, nossos candidatos precisam buscar votos em outras regiões”, disse.
Os três deputados eleitos por Foz do Iguaçu serão chamados para uma reunião com os membros do Codefoz, onde serão cumprimentados e reiterados sobre os projetos que foram entregues durante a campanha. “Reiterar os compromissos que eles assumiram com Foz do Iguaçu”, concluiu.