O governador Beto Richa foi reeleito em primeiro turno neste domingo (5), com mais de 3,3 milhões de votos, mais de 55,5% dos votos válidos. Ao ser confirmado o resultado da eleição, por volta das 19h15, Beto foi à sede do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Prado Velho, em Curitiba.
“Quero agradecer a todos os paranaenses pelo reconhecimento e pela confiança, vamos continuar nosso trabalho para fazer um governo ainda melhor nos próximos quatros anos”, disse Beto, que dedicou a vitória ao pai, José Richa. Uma grande prioridade nos próximos quatro anos de gestão, disse Beto, será a área social: “Nenhum governo se justifica se não trabalhar para melhorar a vida das pessoas.”
Beto também falou sobre o apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, na eleição para a presidência da República. “Com Aécio presidente, o Paraná terá uma parceria estreita com o governo federal. Ele é um homem decente, com visão de mundo, que não vai discriminar nenhum estado, porque sabe que a população não pode pagar porque o governante é daquele ou este partido”, disse Beto.
BIOGRAFIA – Beto Richa nasceu em Londrina, em 29 de julho de 1965. É filho do ex-governador José Richa e de Arlete Richa. Beto é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, com quem tem três filhos: Marcello, André e Rodrigo.
Beto herdou do pai a vocação política. Desde pequeno, conviveu com os mais importantes homens públicos do Brasil. Pessoas que ao lado de José Richa lideraram a redemocratização do País. A campanha Diretas Já foi o marco desse processo, começado no Paraná.
A força que vinha das ruas despertou a vontade de fazer política. Em 1994, Beto foi eleito deputado estadual. Na eleição seguinte, foi reeleito, com o dobro dos votos.
Em 2004, foi prefeito de Curitiba. Na prefeitura, Beto foi escolhido por dez vezes o Melhor Prefeito do Brasil (Datafolha/Brasmarket). Na eleição seguinte, foi reeleito no primeiro turno, com 77% dos votos válidos.
Em 2010, Beto se candidatou a governador. Venceu no primeiro turno e deu início a um governo municipalista. Beto foi o primeiro governador que esteve em todos os municípios do Estado durante o mandato, para ouvir os moradores e levar obras.
Beto também levou para todo o Paraná inovações que implantou na prefeitura de Curitiba, como o programa Mãe Paranaense, inspirado no Mãe Curitibana. Com ajuda do programa, a mortalidade materna já caiu 40% no Paraná.
A gestão também focou no combate à desigualdade, com a retirada de 92 mil famílias da extrema pobreza, recorde de R$ 535 milhões aplicados na área social e programas como o Família Paranaense. Também foram ampliados programas como tarifa social da água, isenção da conta de luz para famílias de baixa renda e distribuição de leite para crianças.
Beto também criou uma grande frente de trabalho para recuperação das rodovias estaduais e criou o programa Paraná Seguro, com renovação da frota da polícia e a contratação de 10 mil policiais.
As ações de Beto Richa, a opção pelo diálogo e um projeto de futuro para o Paraná também trouxeram um novo ciclo de industrialização para o Estado. Em quatro anos, o Paraná atraiu R$ 35 bilhões em novos investimentos de indústrias nacionais e internacionais.