Através da página oficial do Facebook, o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal anunciaram um dia de paralisação das atividades, no dia 02 de outubro de 2014. Segundo a nota, Pelo motivo, em que a administração do Município de Foz do Iguaçu não está cumprindo o que determina a Lei 4.245 que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de todos os (as) professores (as) municipais.
A decisão foi tomada após assembleia da categoria que votou por um dia de paralisação. “Pelo motivo, em que a administração do Município de Foz do Iguaçu não está cumprindo o que determina a Lei 4.245 que trata do Plano de Cargos Carreiras e Salários de todos os (as) professores (as) municipais”, segundo a nota.
A Presidente do Sindicato dos Professores, Maria Rice, explica que o sindicato está exigindo o enquadramento do Plano de Carreiras, que foi aprovado no dia 09 de julho deste ano. Segundo Rice, no dia 22 de outubro haverá outra assembleia onde será decidido se terá ou não uma nova manifestação. “O município tem o prazo até o dia 22 de novembro para apresentar uma solução”, finalizou a presidente.
Por outro lado, o Secretário de Administração, Chico Noroeste, contou à reportagem da Cultura, que está sabendo nessa paralisação através da imprensa. Segundo ele, há uma generalização quando se fala “os professores”, pois há aproximadamente mil profissionais que se posicionaram contra à paralisação. ” De qualquer forma, é uma atitude do sindicato, e temos que respeitar, porém, eu penso que não há motivo para uma paralisação, pois não está se mostrando uma má vontade, ao contrário, estamos trabalhando muito para atender os profissionais o quanto antes o possível”, finalizou.